Advertisement

Main Ad

PATO NO TUCUPI

 


Esse prato é um clássico paraense, com um líquido feito da raiz da mandioca que vira tucupi depois de cozido e fermentado por cerca de três dias.

Outro ingrediente chave é o pato, que é temperado e descascado antes de ser frito com o tucupi .O sabor sem dúvida será exótico para quem vem do sul e sudeste.

Este prato tradicional do norte brasileiro merece ser compartilhado :

INGREDIENTES

·         1 pato inteiro

·         5 maços de jambu

·         3 litros de tucupi

·         2 cebolas picadas

·         10 dentes de alho

·         1 maço de chicória

·         2 tomates

·         2 limões

·         Sal, pimenta-do-reino e pimenta-de-cheiro a gosto

·         1 colher de sopa de manteiga

·         2 colheres de sopa de azeite

MODO DE PREPARO 

O preparo do pato começa um dia antes, com o passo a passo de limpeza: primeiro, deixe ele na água corrente por cinco minutos e o esfregue com folhas de chicória e limão. Depois, leve-o à geladeira em um recipiente com 3 dentes de alho amassados, sal e pimenta-do-reino coberto por papel alumínio.

No outro dia, retire-o da geladeira e corte-o. Aqueça uma panela com manteiga e azeite e acrescente a cebola picada, 4 dentes de alho amassados e os pedaços de tomate. Refogue bem até que a cebola comece a dourar. Adicione os pedaços de pato para selar.

Passe o pato e o refogado para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 1 hora, até que a carne fique corada e macia. Em paralelo, ferva o tucupi com sal, os 3 dentes de alho inteiros restantes e a chicória.

Agora, passe água fria no jambu por alguns minutos. Remova as flores e ferva-o em água e sal até que amolecer. Escorra a água e coloque o jambu dentro da panela junto com o tucupi quente. Acrescente a pimenta-de-cheiro amassada.

Quando o pato estiver ainda mais macio, coloque-o dentro da panela do tucupi e ferva de novo. Pronto, aí está uma comida típica do norte deliciosa e fresquinha!

Depois de tantos pratos salgados saborosos, que tal continuar conhecendo as comidas típicas do norte do Brasil, mas agora receitas de doces?


Postar um comentário

0 Comentários